top of page

NOVIDADES

O Cinema na Escola

A utilização de recursos audiovisuais é realizada por professores já há algum tempo como estratégia de ensino-aprendizagem, entre eles, os filmes com mais de trinta minutos de duração são utilizados e, o professor delimita os aspectos teóricos sem, no entanto, apresentar o conteúdo de maneira prática que favoreça o cotidiano do aluno.

É parte da função do professor realizar aulas mais atrativas e eficientes e, neste pensar, a criação do próprio filme  é bom exemplo de estratégia que atende a esta demanda de alunos, que nos dias de hoje, estão permanentemente conectados à internet e diferentes tipos de mídias.

O vídeo é um recurso midiático com grande potencial de estímulo sensorial, pois possibilita a associação de elementos visuais, sonoros e interativos com o objetivo de transmitir, de forma eficiente, uma mensagem, estimulando o processo cognitivo de todos que dele se utiliza.

O professor  orienta a criação  utilizando a linguagem fílmica,  o software Movie Maker é um grande recurso de edição que possibilita que os alunos vivenciem e experimentem o hibridismo da   linguagem do cinema, tanto como leitores, como produtores de práticas artísticas. .

Os elementos do filme que  devem ser observados necessitam contemplar o tema proposto, como por exemplo: questões de crítica de arte, de movimentos artísticos, de música, de dança, de teatro, de saúde, de momentos históricos, de bem estar social, de movimentos artísticos como o modernismo ou  renascimento, arte moderna, arte contemporânea... o texto e o vocabulário  também precisam  ser adequados à idade a quem se destina, os recursos sonoros de trilha branca e também para a trilha musical podem ser de instrumentos musicais com intensidade fraca também com adequação ao tema, além da  qualidade sonora da expressão musical .



 

A linguagem fílmica é universal

O cinema, há mais de cem anos, permite ao homem produzir e consumir uma variedade de imagens que servem tanto para entretenimento passivo, quanto para a difusão de idéias, emoções e expressões mais elaboradas. A produção fílmica, inicialmente destinada ao cinema, conquistou um espaço ainda mais significativo com o advento da televisão, do vídeo e da multimídia. Como linguagem de interesse premente de expressiva versatilidade, compreende, além de um corpo de conhecimento notável, mecanismos de interface com outras linguagens, dialogando com várias expressões artísticas: o teatro, a dança, a literatura, a poesia, as HQ, a música, a moda, a fotografia e as artes plásticas. Essa combinação envolve todos os sentidos e amplia ainda mais a materialidade de um filme.

http://artenaescola.org.br/sala-de-leitura/artigos/artigo.php?id=69352

bottom of page